Escolhas alimentares que melhoram o nosso humor.


O que a gente come pode levantar nosso ânimo ou arruiná-lo de vez.
A cada dia descobrimos um pouco mais sobre como a nossa alimentação define não somente a nossa forma física como também o nosso humor. Quanto mais a ciência descobre sobre a ligação direta entre o cérebro e o intestino, mais fica claro que tudo o que comemos afeta nossa flora intestinal –para o bem e para o mal.

Enquanto alimentos ricos em fibra e probióticos reforçam as colônias de bactérias benéficas, os que têm muito açúcar, amido, gordura hidrogenada, realçadores de sabor e corantes podem causar inflamações que prejudicam não só o intestino mas também o nosso humor.
Isso acontece porque 90% dos nossos receptores de serotonina (o hormônio do bem-estar) ficam no intestino, que se comunica com o cérebro pelo nervo vago. Quando o equilíbrio entre bactérias benéficas e prejudiciais é quebrado, podemos ter problemas cognitivos e perturbações de humor. Para evitar que isso aconteça, confira essas 6 dicas de escolhas alimentares que podem levantar –e não arruinar– o nosso ânimo.

Escolha o natural

Sempre que puder, prefira os alimentos frescos e integrais em vez da comida processada ou embalada. Os aditivos e conservantes desse tipo de alimento mexem com as bactérias benéficas que vivem no nosso intestino.

Esqueça o suco

Em vez de bater as frutas e os vegetais para tomar vitaminas, que tal comer esses alimentos em sua forma original? Dessa forma eles preservam as fibras, que são aliadas do intestino. Se não tiver fresco, pode ser a versão congelada, que também faz bem (desde que não tenha açúcar e outros aditivos).

Adicione um probiótico

Ao planejar a alimentação do dia, não se esqueça de incluir alimentos que são naturalmente probióticos, como o iogurte natural não adoçado (a versão adoçada pode ter tanto açúcar quanto o refrigerante, como mostramos aqui).

Subtraia o açúcar

Uma dica para reduzir o consumo de açúcar no café da manhã é trocá-lo por canela e frutas ao tomar iogurte –isso também vale para mingaus, leite com aveia e outros alimentos matinais.

Lembre-se do fermentado

Alimentos fermentados reforçam as colônias de bactérias benéficas no intestino. Que tal colocar no cardápio alguns deles, como kefir, chucrute ou kimchi?

Olhe para o mar

Frutos do mar e frango são boas alternativas à carne vermelha, que, se consumida em excesso, pode prejudicar o intestino.

Faça uma cotação do plano de saúde da Unimed SJC para você, sua família ou sua empresa.

Cote Online: www.unimedsjc-vendas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *